Você sabe o que é
sororidade e por que deve colocá-la em prática? A partir de indagações como
essas, discursos midiáticos contemporâneos têm reivindicado um novo sentimento,
capaz de unir mulheres em suas lutas políticas e vivências cotidianas. Do latim
soror, que quer dizer “irmã”, a sororidade seria uma espécie de empatia
no feminino. Esse livro investiga a invenção desse conceito na mídia. A partir
das discussões da teoria feminista e de uma genealogia dos sentimentos morais,
a obra percorre as redes sociais e analisa como a sororidade é definida nesses
enunciados, que práticas ela propõe, como ela é representada em produtos
comunicacionais e que limites são apresentados à irmandade feminina, como as
intersecções de raça e classe. Os discursos sobre a união entre mulheres não
necessariamente promovem perspectivas de transformação social. No entanto, na
articulação de sentimentos, moralidades, feminismo e mídia, a sororidade pode
fundamentar uma ética feminista e novas formas de ação e de imaginação
política, reforçando a centralidade da comunicação e da pesquisa sobre emoções
para compreender esse movimento nos dias de hoje.
Características | |
Ano de publicação | 2025 |
Autor | Tatiane Leal |
Biografia | Tatiane Leal é professora adjunta do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura (PPGCOM) e do Departamento de Fundamentos da Comunicação da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ). É doutora e mestra em Comunicação e Cultura e graduada em Jornalismo também pela ECO-UFRJ, com pós doutoramento pelo Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT), sediado na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Seus interesses de pesquisa envolvem os estudos de gênero, feminismo e mídia, além da teoria da Comunicação, subjetividade e emoções, um conjunto de temas em que publicou uma série de trabalhos nos últimos anos. |
Comprimento | Formato: 14 x 21 cm – brochura |
Editora | Mauad X Editora |
ISBN | 9786553771888 |